Luciano Palito esportista petropolitano que a mais de 10 anos vem atuando no esporte da nossa cidade, iniciou sua carreira como treinador de futebol em 1998 no E.C Cascatinha onde permaneceu por três anos, depois teve passagens por Internacional, Petropolitano, Seleção de Petrópolis por três temporadas consecutivas e encerrou seus trabalhos como treinador atuando pelo E.C Vera Cruz, clube onde prestou serviços por três anos e com muito trabalho colaborou para o crescimento das categorias de base do clube do Moinho Preto.
Nesta temporada de 2009 o esportista fundou o Petro Sport Projeto de Futebol, que vem trazer aos atletas da nossa cidade uma metodologia de trabalho voltada para o futebol de alto rendimento, assumindo neste novo desafio em sua carreira a função de coordenador geral.
Em nove meses de trabalho com as categorias sub 15 e sub 17, vem proporcionando aos atletas de nossa cidade uma estrutura composta por dois centros de treinamentos de ótima qualidade ( Laginha F.C e Balança Rede F.C), onde são realizados os treinamentos semanais da garotada, além disso possui um grupo de profissionais especializados na área esportiva e hoje conta com 2 preparadores físicos, 2 fisioterapeutas, 1 preparador de goleiros, 1 psicólogo, 2 estagiários, 3 treinadores, 4 supervisores e 1 assessor de marketing, todos focados em oferecer o que tem de melhor para os atletas do projeto.
Com uma metodologia de trabalho altamente profissional e com metas a serem alcançadas o Petro Sport em menos de um ano de vida já participou de grandes competições do cenário Nacional ( Brazil Cup e Copa Nilton Santos) e atualmente disputa pela primeira vez o campeonato municipal, onde surprendeu a todos e classificou as duas categorias para a fase semi final da competição, classificação esta bastante comemorada se levando em conta o número de equipes tradicionais que disputam o certame, o que para muitos que acompanham de fora era considerado improvávél, porém, o ros resultados obtidos ate agora são bastante gratificantes e mostram a seriedade do planejamento, nada mal se levarmos em conta o tempo de fundação do projeto.
O coordenador faz um balanço geral dos nove meses de trabalhos realizados no projeto que vem crescendo a cada dia e começa despertar interesse de grandes clubes do Rio de Janeiro e do cenário nacional.
O Petro Sport tem como objetivo dar melhores condições físicas, técnicas e psicológicas a estes atletas que até então treinavam apenas uma vez por semana, além disso o projeto oferece curso de informatica a todos os efetivados, além de criar sem falsas promessas a oportunidade de intercâmbio com clubes dos grandes centros.
Hoje o Petro Sport é uma realidade e caminha a passos largos para ser referência no futebol em Petrópolis, com isso, sem perder tempo já começa a ser traçado o planejamento da temporada 2009. Segundo Luciano Palito a metodologia de trabalho é a mesma, porém o projeto traz novidades para o ano que vem. Uma delas é a inclusão da categoria sub 20, que estará sendo implantada devido ao grande número de atletas que procuram o projeto, e a meta até 2010 é trabalhar com todas as categorias de base, ou seja do sub 9 ao sub 20.
Além disso o coordenador estará lançando em breve o "Petro Sport nas Comunidades", que tem como objetivo lapidar os talentos dos bairros da cidade que por inumeras dificuldades muitas vezes não chegam aos clubes. Buscando uma solução prática estaremos levando nossos profissionais para dentro das comunidades, onde vamos trabalhar com o sistema de peneiras, com isso poderemos observar de perto os atletas de qualidade e trazer para o projeto os destaques de cada bairro, acredito assim que este projeto vem de encontro as dificuldades de muitos meninos de nossa cidade.